Humanização de marca: como a sustentabilidade pode ajudar a melhorar a imagem das empresas?

Fonte: Eco Energy Saving Environmental Conservation Ecology Concept

No universo dos negócios, empresas e marcas trabalham diariamente para se destacar e conquistar clientes e lucros. Para isso, elaborar um planejamento eficiente e desenvolver a humanização de marca são formas de conseguir excelentes ganhos e demonstrar a identidade e valores.

As empresas que apostam em estratégias criativas e demonstrar quais são seus objetivos e causas conseguem elaborar trabalhos diferenciados, se destacando perante os concorrentes na área de atuação. 

Pensar na experiência que será oferecida ao cliente, seja ao fornecer chapa quente elétrica preço ou algum serviço específico, é muito importante para atingir o público-alvo, ganhar espaço e credibilidade.

As mídias sociais, por exemplo, podem ajudar neste processo de criar experiências. 

Compartilhar o processo de criação das mercadorias e priorizar um bom atendimento ao cliente nos canais de comunicação são exemplos de medidas que podem fazer a diferença na atuação e gera um ótimo feedback.

Além disso, apostar na humanização de marca por meio dessas mídias e demais ações empregadas é uma ótima estratégia para criar um bom relacionamento com o cliente e suas causas. 

Cada vez mais os indivíduos procuram por empresas que acreditem e que se identifiquem e essa proximidade facilita essa identificação, promovendo sucesso ao negócio.

Nos últimos anos, a procura por marcas transparentes, amigáveis e que tenham valores positivos teve um aumento. Inclusive, a tendência é que isso se torne cada vez mais necessário e valorizado.

Considerando este fato, é essencial que os empresários pensem a respeito da humanização da marca para conseguir crescer, aumentando a gama de clientes e reconhecimento no mercado empresarial.

Outro fator que se destaca nesse sentido é a preservação do ambiente, que além de ser uma das pautas mais urgentes para o público, é fundamental para um desenvolvimento sustentável e contínuo do negócio, também mantendo o ambiente e trazendo oportunidades para o futuro.

O que é humanização de marca e porque apostar neste conceito

A humanização é uma estratégia em que as empresas visam a empatia, compromisso da marca com os usuários, sua autoridade em assuntos e temas relevantes para a sociedade e área de atuação em que está inserida no mercado, além da preocupação com os usuários.

Com isso, este conceito visa a aproximação entre marca e cliente, apostando em uma abordagem acolhedora, genuína e coerente, o que toda marca deve ter em seus valores. 

Para colocar esta estratégia em prática, o setor de atendimento, marketing, vendas e outras áreas devem estar alinhadas, ou seja, buscando o mesmo objetivo e pautadas na cultura empresarial, compreendendo os objetivos, processos e identidade, bem como em deixar o cliente satisfeito com a atuação, também trazendo retorno mercadológico.

As marcas humanizadas não são vistas como uma mera opção comercial, mas como grandes aliadas na vida diariamente. 

Isto posto, dedicar tempo para elaborar este conceito é um jeito de ter resultados promissores, além de ser um diferencial que ajuda a conquistar as pessoas. 

Desde marcas de produtos até empresas terceirizadas de limpeza escolar podem buscar alternativas para humanizar seu negócio e assim ganhar a confiança do público.

Marcas humanizadas possuem diferentes características que estão diretamente associadas a satisfação do cliente, sustentabilidade e retenção. As principais consistem em:

  1. Ser autêntica e ter um estilo próprio

É importante que a marca tenha algo só seu, ou seja, elementos que a diferencie dos concorrentes e facilite a identificação por parte dos usuários, seja a identidade visual, a personalidade nas redes ou seus valores e a forma com que são passados. 

Escolher um tom de voz, como será feita a comunicação e definir a identidade corporativa são maneiras de se tornar única, ser facilmente reconhecido e assim se aproximar dos futuros clientes.

  1. Apresentar a equipe de colaboradores;

Mostrar os funcionários que atuam na marca é um jeito de criar confiança, aproximação e ter uma imagem mais humanizada e menos corporativa, trazendo o cliente para o cotidiano e dando uma visão mais ampla da marca.

Uma simples foto e indicar o nome de cada membro da equipe favorece a relação com o público e traz mais valor para o empreendimento, evidenciando que sem o trabalho diário das pessoas, a marca não existe e que elas são como os consumidores.

  1. Responsabilidade Social

Alguns indivíduos prezam por produtos e serviços de marcas que elevam os preços pelo fato de serem sustentáveis. 

Essa responsabilidade é muito importante, pois mostra o comprometimento da empresa com causas, clientes e colaboradores.

  1. Oferecer um atendimento personalizado

Atender cada pessoa de modo especial, ou seja, sempre ouvindo e oferecendo o que há de melhor na marca para suprir as necessidades do público e explicando o diferencial contribui com o destaque e no reconhecimento por uma comunicação humanizada.

  1. Apostar ocasionalmente no lado engraçado da marca, conforme o público-alvo

A risada une. Sendo assim, criar um diálogo divertido, usando memes, por exemplo, nas redes sociais da marca é uma estratégia diferente e destaca a criatividade. 

O lado engraçado pode ser utilizado, desde que não ofenda nenhum grupo social e se relacione à audiência e identidade almejada pela empresa.

Outras características que podem ajudar são: praticar a inclusão; ter transparência nos processos e falas; demonstrar ética e valorização das pessoas; resolver problemas com agilidade e adotar estratégias de marketing não invasivas.

A humanização de marca é um conceito que pode ser implementado em diversas áreas, desde laboratório de análise metalográfica até marcas de produtos tecnológicos ou serviços de manutenção, investir em humanizar a empresa contribui para aumentar a gama de clientes, lucros e sucesso no segmento de atuação, alcançando uma audiência mais direcionada e alinhada aos objetivos do negócio.

Benefícios de humanizar a marca

Conhecer as vantagens que este conceito de humanização pode agregar para a marca e, consequentemente, para a empresa é fundamental. Deste modo, figuram entre os principais benefícios:

  • Maior engajamento do público;
  • Fortalece a marca;
  • Fideliza os clientes;
  • Permite a inovação;
  • Harmoniza os interesses dos stakeholders;
  • Aproxima as pessoas e os valores priorizados;
  • Oferece bom relacionamento com/entre os colaboradores;
  • Torna os colaboradores embaixadores da marca.

Isto posto, se dedicar à implementação dos conceitos de humanização de marca é uma forma de ter resultados positivos. 

O conhecimento e atuação dos profissionais de marketing é tão importante quanto a montagem de câmara fria preço, auxiliando nas questões burocráticas das empresas e ações mais efetivas para criar e alinhar a comunicação.

A importância do marketing verde e como ele pode ajudar as marcas

O posicionamento das marcas sobre suas atividades e valores é algo muito importante, mas não é o único ponto que as empresas devem se preocupar. A sustentabilidade e cuidado ambiental, bem como outras causas que investem são assuntos que têm sido muito discutido e de importância para identificação do público.

As mudanças climáticas, efeito estufa e outros problemas que estamos enfrentando exigem ações práticas que visam o cuidado com o meio ambiente e são determinantes para o sucesso da marca a longo prazo e continuidade das atividades.

A sociedade, preocupada com todos estes acontecimentos prejudiciais ao planeta, também têm analisado o posicionamento das empresas e marcas, buscando organizações que são eco-friendly, ou seja, amigas do meio ambiente.

As empresas que se preocupam com o ambiente estão sempre procurando formas de ser mais sustentáveis e reduzir os impactos ambientais, como utilizar materiais recicláveis e que não prejudicam os recursos naturais, assim como estimular ações como diminuir o uso do carro, recorrendo ao farol com led para bicicleta, que não exige tanta energia e possui excelente durabilidade.

Uma maneira das marcas mostrarem seus trabalhos ao público-alvo e futuros investidores é apostando no marketing verde, um tipo de estratégia alinhada à consciência ecológica.

Basicamente, este método foca em vender os produtos e serviços que beneficiam o meio ambiente, destacando ações de baixo ou nenhum impacto aos animais e à natureza, por exemplo, bem como em reduzir a produção de lixos e descartes inadequados que também impactam no ambiente.

Este conceito do marketing verde pode ser implementado em vários segmentos, desde marcas de produtos de higiene até em uma empresa de plástico bolha, mostrando que a preocupação com o meio ambiente é algo que faz parte do planejamento e ações realizadas pelas empresas, preservando as espécies e divulgando as campanhas realizadas e quais causas apoiam.

Os benefícios do marketing verde nas empresas consistem em:

  • É um investimento que gera economia a longo prazo;
  • Cria um diferencial competitivo;
  • Traz credibilidade e mostra a preocupação com o futuro;
  • Aumenta a simpatia do público;
  • Muda o mindset dos consumidores, que começam a se alinhar com os valores da marca.

Estes são apenas alguns dos inúmeros ganhos que o marketing verde pode agregar nas empresas e marcas, em diversas áreas, desde o empreendedor iniciante até os grandes empresários.

O marketing verde e práticas sustentáveis podem ser implementados nas empresas de forma simples e muito natural. Mudanças de hábitos, por exemplo, são os primeiros pontos a serem avaliados e colocados em prática, rendendo ótimos ganhos.

Economizar água, apostar na coleta seletiva, reaproveitar ao máximo os materiais com o potencial reciclável, usar materiais biodegradáveis e aumentar a durabilidade dos itens que são desenvolvidos, como gradil para muro, por exemplo,  e de outras mercadorias são algumas opções. 

Estas são algumas ações que podem reduzir os impactos ambientais e que melhoram o desenvolvimento das atividades nas empresas. 

Considerações finais

Alguns empresários podem se perguntar o porquê de adotar o marketing verde e como ele pode ajudar no crescimento da marca. 

Por isso, é preciso compreender que as pessoas estão mais preocupadas com as práticas adotadas no processo de criação dos produtos, como de uma chapa quente elétrica preço, e rotinas da marca, considerando seus valores e causas e o quanto se identificam com elas para colocar seu dinheiro à disposição dessa marca.

Deste modo, muitos consumidores optam por comprar de empresas que cuidam do meio ambiente e se mostram preocupadas com diferentes causas, além de ter muitos executivos preocupados com a sustentabilidade e preservação ambiental – o que também pode influenciar nos investimentos, visto que o negócio pode ter mais chances de crescimento.

Este conceito de marketing pode ser implementado em empresas e comércios especializados em prestação de serviços, ou seja, manutenções, em vistoria de transferência Campinas, entre outros.

Deste modo, a humanização e o marketing verde são estratégias muito importantes para as empresas, pois ajudam a se aproximar do público, aumentar o reconhecimento e credibilidade, além de gerar lucros para as marcas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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