Avaliação de Indicadores Ambientais para Sustentabilidade

A avaliação da sustentabilidade nas empresas, é necessário a definição dentro das três dimensões, com indicadores relacionados à sustentabilidade seguindo os requisitos das normas vigentes onde são exigidas a tomada de medidas. Apresentando assim ações para a saúde econômica, engajamento social e preservação ambiental pelas empresas analisadas.

Os indicadores devem ser claros, compreensíveis, objetivos e operacionalmente fáceis de serem apurados, interpretados e calculados. A exemplo disto, se destacam os requisitos que são comumente utilizados nessas avalições, como as: emissões, efluentes e resíduos sólidos; eficiência energética; conservação e gestão do uso de água.

Apesar dessas observações a presente análise identifica que há desafios a serem superados na construção de indicadores de sustentabilidade de modo a agregar concomitantemente aspectos considerados imprescindíveis para promover mudanças na sociedade e subsidiar decisões de políticas públicas, tais como: multidimensionalidade, comparabilidade, participação, comunicação e relacionamento entre as variáveis.

Uma das metodologias bastante aplicadas para esse tema, é a mesma contida no “Termo de referência para atuação do sistema SEBRAE em sustentabilidade na construção civil”, onde é definido diversos indicadores de acordo com a necessidade de atuação empresarial no mercado. E com o auxílio de planilha eletrônica, para facilitar a interpretação, é indicado um índice geral de sustentabilidade (que vai de 0 – menos sustentável a 1 – mais sustentável ou de 0 a 100%) e um índice para cada eixo, seguindo o mesmo critério.

Mas para entendermos como é realizado esses cálculos, primeiramente precisamos conhecer um pouco sobre conceitos e fatores de cada eixo mencionado anteriormente.

Com relação ao eixo econômico, a utilização de indicadores financeiros pode ajudar na tomada de decisões das empresas da de todas as cadeias e evitar futuros problemas de insolvência. Onde para sua avaliação e valoração, são adotados temas e indicadores como: Legislações (cumprimento obrigatório das Legislações Fiscais), faturamento, gestão, lucratividade, produção e encadeamento produtivo.

Já no eixo social, a visão para um empreendimento é focada principalmente por sua interação de responsabilidade social. Os indicadores são medidos a partir de perguntas que devem ser respondidas a partir de níveis de satisfação ao item (numa escala de ruim a ótimo).

Para o eixo ambiental, existem diversos instrumentos para avaliação de sustentabilidade, são os chamados selos certificadores de qualidade ambiental, que apresentam fácil adoção pelas empresas do setor, são o uso racional de recursos hídricos, o uso eficiente de energia, a melhor gestão de resíduos (com foco especial na segregação correta e destinação adequada) e a diminuição da geração de gases de efeito estufa nas atividades.

Os indicadores aplicáveis para valoração nesse eixo mais comuns são: Cumprimento obrigatório das Legislações Ambientais, Educação ambiental, Uso de águas pluviais, Adoção de recirculação ou reuso da água, Monitoramento de Vazamentos, Utilização de fontes alternativas de captação de água, Uso de equipamentos economizadores de consumo, Utilização de Arquitetura Sustentável, Geração por fontes renováveis de energia, Adoção de gestão de resíduos, Adoção de segregação e coleta seletiva de resíduos, Compensação ou redução de emissões de gases de efeito estufa.

Conhecendo todos os indicadores mais utilizados nos eixos acima, é necessário saber como esses itens serão valorados para depois avaliá-los de maneira mais precisa com o auxílio de planilha eletrônica, e por fim realizar uma análise independente dos eixos econômico, ambiental e social.

Todos os eixos possuem a mesma estrutura na planilha eletrônica de simples utilização, com componentes para alimentação de dados sobre os indicadores em estudo, sendo constituída de células denominadas: item avaliado, peso, peso ponderado, exigência. Na avaliação de todos esses itens o peso é redistribuído automaticamente para logo após ser obtida uma pontuação que varia de 0 a 100%, sendo quanto maior melhor, além de montar-se um plano de trabalho completo a ser executado nas empresas.

QUEM SOMOS: 

Andrade’s & Rabelo | Assessoria Ambiental: Somos uma empresa que presta mais que um serviço de consultoria, prestamos um serviço de assessoria ambiental, responsável por identificar todas as atividades da empresa, mapear seus processos e indicar quais os pontos em que uma política de controle ambiental pode ser aplicada. Pretendemos entregar mais do que licenças ambientais para os nossos clientes e sim causar uma experiência sustentável entre as empresas e o meio ambiente.

EQUIPE:

Fabiano Soares Andrade (Eng. Ambienta e Esp. Geoprocessamento aplicado)
Thays Rabelo (Eng. Ambiental)
Isabela Pirola da Silva (Eng. Ambiental e Eng. de Segurança do Trabalho)
Otávio Silva de Jesus (Tec. De Segurança do Trabalho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *